Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
 Vigors, 1824
Subfamília: Accipitrininae
 Vigors, 1824
Espécie: B. schistaceus

Nome Científico

Buteogallus schistaceus
(Sundevall, 1850)

Nome em Inglês

Slate-colored Hawk


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Gavião-azul

O gavião-azul é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) buteo = abutre, urubu; e gallus = galo doméstico; e do (latim) schistos, schistaceus = xisto, da cor do xisto, cinza-ardósia. ⇒ Abutre galo da cor do xisto ou “gavião” galo cinza-ardósia.

Características

Mede entre 39 e 46 centímetros de comprimento e pesa cerca de 455 gramas (fêmea).
Apresenta bela coloração cinza chumbo escuro; cabeça e as asas enegrecidas; cauda preta, estreita com banda subterminal branca. No centro da sua cauda apresenta uma larga faixa branca. Sua cere é de cor laranja, assim como a pele nua que forma um anel periocular (ao redor dos olhos) e a comissura labial. Bico preto com a base laranja, curvo e característico das aves accipitriformes. Suas pernas e pés são de cor alaranjada. A íris é amarela.
O jovem é semelhante ao indivíduo adulto, porém apresenta o peito com fino barrado branco e as coberteiras inferiores da asa estriadas de branco e a cauda apresenta uma segunda barra branca mais estreita e incompleta. (Blake, 1977).

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Alimentação

Localmente comum, mas pouco estudado, ataca cobras aquáticas e arborícolas, sapos e caranguejos à beira de águas rasas de manguezais. Arremete a partir de poleiros baixos ou do estrato médio. Possivelmente ataca bandos de macacos-de-cheiro e arenas do galo-da-serra (Rupicola rupicola) nas florestas.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Típico de florestas tropicais próximas à água, é encontrado em matas de várzea, matas de galeria, rios e riachos florestados, lagoas e em manguezais de “mangue-branco”, ao contrário de outros gaviões do gênero Buteogallus, que preferem áreas tomadas pelo “mangue-vermelho”. Raramente plana, passa a maior parte do tempo empoleirado escondido na vegetação.

Distribuição Geográfica

Está presente em grande parte da Amazônia brasileira, com exceção da parte leste e sul da região. Também ocorre na Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

Referências

Galeria de Fotos